terça-feira, 2 de abril de 2019

AS 12 PRÁTICAS TRADICIONAIS DA QUARESMA CATÓLICA

Neste período quaresmal sempre surgem algumas dúvidas a respeito de quais práticas se fazer. Pensando nisso, o blog Mulheres da Tradição traz um excelente artigo do saudoso Padre Carota, com 12 dicas para se viver melhor este tempo.

Aproveitem! 


1) Faça uma confissão muito humilde e sincera.

Aproveite o tempo para passar por um bom exame de consciência e anote seus pecados para não esquecê-los. Muitas vezes ficamos nervosos no confessionário e podemos esquecer de mencionar todos os nossos pecados. Indicando quantas vezes e quando foi a última vez que você cometeu os pecados, ajudará o confessor a dar-lhe a penitência correta e a erradicar-lhe esses vícios. Exemplo: se você vê pornografia e se auto-satisfaz todos os dias, comparado a uma vez tendo visto um filme sujo há um ano, há uma enorme diferença. Nunca esconda os pecados por causa da vergonha, principalmente aqueles pecados sacrílegos, como ter recebido a Sagrada Comunhão com um pecado mortal em sua alma.

2) Santa Missa todos os dias, se possível.

É preciso muita disciplina para levantar cedo para ir à Santa Missa, mas os frutos valem a pena. Não há oração maior do que a oração de Jesus ao Pai através do Espírito Santo na Santa Missa em que participamos.

3) Ore o Santo  Rosário.

Medite em espírito de oração sobre a Paixão de Jesus (Mistérios Dolorosos) todos os dias durante o tempo quaresmal. Seria ainda mais eficaz se toda a família rezasse junto. Defina um tempo para orar quando as pessoas estão em casa e não deixe para muito tarde, perto do horário de quando todos querem dormir. Tente colocar seu coração nas palavras e meditações sobre a paixão.

4) Leia a Bíblia.

Leia e medite sobre tudo o que levou à paixão e crucificação de Jesus. Cada Evangelho descreve a paixão e a crucificação de um modo um pouco diferente.

5) Medite as estações da cruz lentamente.

Volte no tempo para a Terra Santa, refazendo os passos de Jesus a caminho do Calvário. Procure um bom panfleto tradicional das estações e use-o. Isso geralmente é feito na sexta-feira, mas também seria bom fazer todos os dias da Quaresma.

6) Leia um livro católico tradicional.

Como a " Imitação de Cristo " ou " O Segredo do Rosário". Qualquer livro que encoraje e inspire você a ser mais feliz e santo.

7) Reserve tempo para falar com Deus.

Abra seu coração para Deus, Jesus e o Espírito Santo. Isto é feito melhor em frente ao Santíssimo Sacramento. Se por algum motivo você não puder ir a uma igreja, ore em casa, de frente para onde o Tabernáculo estiver em uma igreja próxima. Tenha fé que Deus ouvirá as suas orações.

8) Desconecte das redes sociais e notícias.

Página do Facebook, Twitter, etc.  Use seu celular, computador, para o mínimo possível.  Eu quero realmente enfatizar isso. Precisamos estar conectados a Deus, não à internet e ao celular! Ajude seus filhos a não usarem videogames e dispositivos eletrônicos. Se você ainda não desconectou da TV, a Quaresma é o momento perfeito para isso (e para sempre). Não há nada de bom na TV.

9) Pare de querer saber das novidades. 

Em vez disso, use esse tempo para orar pelos governos mundiais. Que bem nos faz estar deprimido sobre todas as coisas ruins que estão acontecendo no mundo sobre as quais não temos controle? Que bem nos faz estar ciente de tudo? Este tempo pode ser melhor usado para amar e se comunicar com nossa família e tornar a nossa casa um lugar mais feliz, onde as crianças podem sentir a diferença. Use o tempo para comer e se divertirem juntos como uma família. Tire um tempo para conversar uns com os outros e amar mais uns aos outros.

10) Jejue e coma de forma saudável em família.

Faça um firme propósito de não comprar qualquer fast food e faça abstinência de carne na sexta-feira. Sacrifique o tempo para fazer deliciosas receitas saudáveis ​​que todos possam desfrutar. Evite sobremesas e refrigerantes. Se reúna a mesa e aproveite a companhia uns dos outros.

11) Perdoe e ore por aqueles que te magoaram .

Perdoe tudo do passado, uma vez e para sempre. Relembrar a dor de nossa infância, nossa família, nossos relacionamentos, prejudica mais nossa vida espiritual do que você pode imaginar. “Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos aos que nos ofendem”, “Amai o teu inimigo”, “Rezai pelos que te perseguem”, Jesus. Ore por todos aqueles que estão destruindo a doutrina católica e a liturgia também.

12) Pare de carregar a "Salvação do Mundo" em seus ombros.

Jesus é o salvador do mundo. Ajudemos aqueles com quem temos contato. E não nos esqueçamos, a salvação começa com a nossa e de nossa família. Toda vez que você fica deprimido com o papa, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, ajoelhe-se e ore por eles, peça a Deus, Maria e os santos para cuidar disso. Só devemos fazer o que nos é possível! Deixemos que Deus faça o resto, nós não somos Deus! Convide pessoas para participar da missa, retiro ou grupo de estudos. Descanse e tenha mais alegria. Deus ainda está no comando da Igreja e do mundo, somos apenas seus humildes servos!

Obs: A tradução foi feita por este blog com pequenas adaptações necessárias para melhor entendimento. 

***
Maria Sempre!
***

FONTE: CAROTA, Padre. 12 Traditional Catholic Lenten Practices. 16.02.2015. Disponível em: <http://www.traditionalcatholicpriest.com/2015/02/16/12-traditional-catholic-lenten-practices/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário