sexta-feira, 19 de junho de 2020

CULTO PARTICULAR DA IMAGEM DO SAGRADO CORAÇÃO




"Coração de Jesus que tanto me amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais!"

Ah, que doce e grandioso amor tem para conosco o Sagrado Coração de Jesus!

Tantas e tantas vezes tratado com indiferenças e humilhações, por nós e por tantos outros. Quanta tristeza padece este amável coração que só distribui misericórdia e bondade.

Hoje, ao celebrarmos a Festa do Sagrado Coração de Jesus, viemos convidá-la a conhecer esta salutar devoção.

Qual é a homenagem particular que se há de prestar ao Sagrado Coração?

Esta homenagem consiste em colocar com devoção no próprio quarto à sua imagem.

"Tende sempre diante de vós alguma imagem do Coração de Jesus", diz o P. Froment, contemporâneo da Santa.

Eis os exercícios de piedade em que vos podeis ocupar santamente diante desta imagem:

Lançai muitas vezes os olhos sobre ela, para que vos lembreis do amor infinito em que esse divino Coração sempre ardeu por vós, e para vos animardes a renovar a consagração que de vós lhe fizestes.

Ajoelhai-vos muitas vezes, diante dessa imagem, e pedi a N. S. que vos dê o seu divino Coração e o seu amor.

Ao olhar para o divino Coração trazei à memória os benefícios que dele tendes recebido. 

Outras vezes recordai as ingratidões do vosso coração para com o Coração tão bemfazejo de Jesus Cristo.

Pensai também algumas vezes que aquele Coração, sendo amabilíssimo, é contudo muito pouco amado.

Vendo esta imagem, pensai nas disposições do vosso coração, e vede, se não há nele alguma coisa que desagrade a esse Coração divino. Vede também o que vos falta para serdes semelhantes a este Coração infinitamente santo.

7° Ao contemplar a chaga adorável do Sagrado Coração, pensai que Jesus vos convida a entrar nele, por aquela abertura, e a fixar ali a vossa morada.

Quando passardes diante desta imagem, fazei algum ato de adoração, de reconhecimento, de súplica, de reparação ou de amor.

Enfim, beijai algumas vezes com devoção o Coração que ali vedes, para mostrardes o respeito a ternura com que porieis os lábios no lado sacrosanto de Jesus, se por felicidade vos podesseis aproximar dele.


Santa Margarida Maria tinha colocado uma imagem do Sagrado Coração na sua mesa de trabalho: era diante deste terníssimo símbolo do amor divino que ela, quase sempre de joelhos, escrevia, lia e trabalhava.

As comunidades, os colégios e as associações piedosas tem outro meio de estimular o fervor dos seus membros, usando o costume que a Santa estabeleceu no noviciado de Paray.

"A santa mestra, dizem as contemporâneastinha uma imagem pequena do Sagrado Coração, para que as noviças a trouxessem alternadamente".

Cada uma delas a trazia ao peito durante todo o dia, devendo esforçar-se em honrá-la de um modo especial, e fazer grande número de atos de virtude para lhe provar o seu amor.

***
Maria Sempre!
***

FONTE: IMACULADA, Oblato de Maria. O coração de Jesus segundo a doutrina de Santa Margarida Maria Alacoque. Lisboa, 1907. Pg.106-108. *Com adaptações do editorial do blog.
______________________________________________________________________________
Sobre a obra: Há coisas que não se inventam nem se imitam. A celeste unção e suave perfume de santidade que nos alimenta o espírito e alarga o coração ao ler estas páginas simples, despretenciosas, sem preocupações literárias nem artifícios de retórica, são a melhor prova do seu valor, a demonstração intuitiva da sua origem sobrenatural e da sua inegável autenticidade. E o verdadeiro espírito da Devoção ao Sacratíssimo Coração de Jesus é a grande novidade que este livro nos dá. Foi a Santa Margarida que diretamente a hauriu do Salvador, que a saboreou em toda a sua plenitude e recebeu a missão de a propagar.
Anônimo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário