sexta-feira, 5 de junho de 2020

O CASAMENTO DELES PARECE TÃO PERFEITO...


Na vida a dois existem muitos obstáculos que precisam ser enfrentados.

A vivência do casal vai se aprimorando com o tempo, mas, às vezes, ocorre um desgaste  e fica cada vez mais difícil a relação.

Então, como conseguir uma harmonia conjugal?

Leia esta carta do livro "Conselhos a uma recém-casada" e saiba como cuidar do seu casamento:

Recebi hoje pela manhã a carta em que você fala sobre como você e [seu esposo] ficaram deprimidos após o almoço com um casal [de amigos]. Como é irônico que uma tarde agradável com amigos possa ocasionar tanta aflição. A alegria deles incomoda vocês, pois - admiro sua honestidade ao admiti-lo - os invejam.

Eles parecem ter alcançado algo que poucos casais conseguem: a harmonia perfeita, um tipo de sincronização que remete a um dueto irretocável. De repente, todos os pequenos incômodos e as discussões que afligem o casamento de vocês diariamente vieram à tona, e viram como distantes ainda estão da união perfeita. Isso não me surpreende. Não se esqueça de que nem todos os casamentos passam pelas mesmas dificuldades. Alguns seres humanos têm temperamentos fáceis e agradáveis. Você e seu esposo não tem disposições tão suaves - embora nenhum de vocês seja brigão o tempo inteiro, o que também dificultaria muito a vida conjugal.

Então, talvez devam se perguntar: "Qual o nosso tema agora?" E considerem esse almoço perturbador como uma nova oportunidade para escolher entre a resposta certa e a errada. A resposta errada seria perder a esperança e jogar a toalha: "Talvez outros casais consigam - eles levam mais jeito do que nós. Conosco o esforço é inútil". A resposta certa é deixar que o belo casamento [dos seus amigos] os convença de que a verdadeira harmonia entre esposos é possível.

Quando perderem a esperança, tentem refletir sobre a história de santo Agostinho, que, antes de se converter, ouviu falar sobre as façanhas maravilhosas dos cristãos e exclamou: " Se os outros podem, por que eu não posso?" E, então, ele lutou ainda com mais coragem, com a graça de Deus, para se libertar do pecado.

Sem dúvida, o casamento de vocês pode ser aprimorado em muitos sentidos. Mas este fato é na verdade muito menos importante do que vocês terem a firme resolução de levantar-se após cada queda e declarar: "Agora começaremos tudo de novo".

Um casal que luta continuamente para aprofundar seu amor e sua harmonia está muito melhor espiritualmente do que um casal que acredita ter alcançado a perfeição e se acomoda em uma presunção complacente. Estou certa de que [os seus amigos] não alcançaram sua união do dia para a noite, sem grandes sacrifícios e tribulações. Em todo grande relacionamento amoroso, a união resulta da firme  vontade do casal de continuar se aprimorando e só se mantém na medida em que eles cumprem fielmente este desígnio.

Apesar das dificuldades particulares que afligem o casamento de vocês, a paciência amorosa, a boa vontade e a oração (muita oração!) serão o caminho para que triunfem sobre as trevas, desde que ambos desejem verdadeiramente a vitória - e eu sei que é isso o desejo de vocês.

Que o exemplo de [seus amigos] estimule você e [seu esposo] a praticarem ainda mais ardentemente "a arte de amar". A beleza que vemos em um outro jardim é um chamado a cuidarmos do nosso com mais amor e carinho.

***
Maria Sempre!
***

FONTE: HILDEBRAND, Alice von. Conselhos a uma recém-casada. Rio de Janeiro: Petra, 2016. Pg.129-130. *Com adaptações do editorial do blog.
______________________________________________________________________________
Sobre a obra: Este livro faz enfim chegar, aos leitores brasileiros, as palavras de Alice von Hildebrand, uma das vozes femininas mais importantes de nosso tempo. Aqui, a célebre teóloga, especialista nos temas do amor, do matrimônio e da feminilidade, nos apresenta uma série de cartas cujo objetivo é ajudar sua afilhada a superar os obstáculos que costumam se apresentar na vida a dois, desde os maiores até os que parecem mais insignificantes. Com uma linguagem simples, mas ao mesmo tempo profunda e bela, Conselhos a uma recém-casada é leitura obrigatória para aprendermos a crescer no amor quando a lua de mel acaba. 
Petra Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário