quarta-feira, 14 de outubro de 2020

AS DOZE VIRTUDES DE SANTAS CATÓLICAS



Hoje conheceremos algumas grandes mulheres católicas que nos servem como modelos de santidade.

Vendo um pouco de seus relatos, descobriremos que não estamos sozinhas na luta contra o pecado.

Inspirando-nos nessas santas mulheres, esforcemo-nos por uma vida virtuosa e santa!

1- Perfeição

Quando Santa Matilde foi visitada pelo Senhor, acompanhada de muitos Santos, um deles disse-lhe: "Oh, quão abençoada és tu que ainda vives na terra, pelo grande mérito que podes adquirir! Se um homem soubesse o quanto poderia merecer em um dia, no momento em que acordasse pela manhã, seu coração se encheria de alegria porque havia chegado o dia em que ele poderia viver para seu Senhor e, por Sua graça, aumentar grandemente Sua honra e glória e seu próprio mérito. Isso lhe daria muita confiança e força para fazer e sofrer tudo com extrema satisfação."

2- Humildade

"Não acredite que você fez qualquer avanço na perfeição, a menos que você se considere o pior de todos, e deseje que tudo seja preferido a você; pois a marca dos que são grandes aos olhos de Deus é o serem pequenos aos próprios olhos; e quanto mais gloriosos eles são aos olhos de Deus, mais vis eles parecem aos seus próprios olhos." Santa Teresa de Ávila

3- Mortificação

É sabido de Santa Catarina de Sena que enquanto sua família celebrava o Carnaval em sua casa, ela não se dispôs a juntar-se a eles, alegando que como não tinha outro amor, não tinha outro prazer senão no seu Jesus. Ele então apareceu a ela na companhia da Santíssima Virgem e outros Santos, e a desposou com tanta clareza e certeza, que os Dominicanos, por Indulgência Apostólica, celebram uma festa em sua comemoração no último dia do Carnaval.

4- Paciência

Bem-aventurada Ângela di Foligno, quando questionada sobre como foi capaz de receber e suportar os sofrimentos com tanta alegria, respondeu: "Acredite, nós não conhecemos a grandeza e o valor dos sofrimentos. Pois, se soubéssemos o valor das nossas provações, elas se tornariam para nós objetos de pilhagem, e deveríamos sair por aí tentando arrancar uns dos outros oportunidades de sofrer."

5- Mansidão

Esta virtude também brilhou em Santa Joana Francisca de Chantal. Quando ela foi, em várias ocasiões, maltratada por muitos, ela nunca deu o menor sinal de ressentimento ou desprazer, mas em troca deu presentes a um, concedeu favores obtidos de Deus a outro. Nem seu amor por nenhum deles diminuiu.

6- Obediência

"Obediência é, sem dúvida, mais meritória do que qualquer austeridade. E que maior austeridade pode ser pensada do que manter sua vontade constantemente submissa e obediente?" Santa Catarina de Bolonha

7- Simplicidade

Santa Maria Madalena de Pazzi disse uma vez: "Se eu pensasse que dizendo uma palavra, por mais indiferente que fosse, para qualquer outra finalidade que não o amor de Deus, poderia me tornar um Serafim, certamente não o diria."

8- Diligência

"Se o homem pudesse ver que recompensa terá no mundo de cima por fazer o bem, ele nunca empregaria sua memória, compreensão ou vontade em qualquer coisa que não as boas obras, sem se preocupar com que trabalho ou provações ele poderia experimentar nelas." Santa Catarina de Gênova

9 - Oração

Santa Rosa de Lima se mantinha recolhida, e tão grande era sua atenção e devoção que qualquer objeto que se apresentasse a ela não a distraía mais do que se ela fosse insensível. Quando ela foi à igreja, ela se colocou em um canto, com os olhos fixos no tabernáculo. Ela permaneceria assim por muitas horas imóvel, enquanto a visão de pessoas passando perto dela e o burburinho geral e murmúrio da multidão não a perturbava em nada.

10 - Confiança

Santa Gertrudes ouviu a voz do Senhor em seu coração falando desta maneira: "Seria da maior utilidade para eles saber e lembrar que estou continuamente intercedendo diante de Meu Pai por sua salvação, e que sempre que eles mancham seus corações pela fragilidade humana por maus pensamentos, Eu ofereço a Ele como expiação Meu mais puro coração; e quando eles cometem atos pecaminosos, Eu ofereço a Ele Minhas mãos perfuradas; e assim, por mais que errem, procuro imediatamente apaziguar o Pai Divino, para que possam obter perdão por seu arrependimento."

11 - Caridade

Santa Euphrasia, uma freira de Tebaida, era tão cheia de caridade que passava semanas inteiras sem comer, por causa de sua excessiva ocupação no serviço aos outros e porque se dedicava à oração nos poucos dias que lhe restavam. Percebeu-se que durante um ano inteiro ela nunca se sentou; e sua bondade ativa a tornava querida e adorável aos olhos de todo o convento, de modo que ela parecia a eles não uma criatura terrestre, mas um anjo encarnado.

12 -  União

Venerável Madre Seraphina de Deus tinha avançado muito neste caminho, pois num relato que deu de si ao seu realizador, pôde dizer: "A minha alma parece estar tão em sintonia com Nosso Senhor, que tudo o que Ele opera nela sempre parece mais adequado, pois é exatamente o que Ele deseja para si. O que quer que venha à minha alma é um doce amor feito de propósito para isso, e parece incapaz de desejar outra coisa, de modo que nunca experimenta amargura ou problema." Certa vez, quando se acusou de falta de conformidade com a Vontade Divina, recebeu naquele momento um raio de luz, pelo qual viu tão claramente quão bela é a vontade de Deus, que permaneceu por algum tempo tomada de espanto, e nunca deixou de amar a mais santa e bela vontade de seu Criador.

Obs: Tradução e adaptação: Bárbara Guedes.

***
Maria Sempre!
***

FONTE: CATHOLIC TRADITIONAL.ORG . 12  Catholics Virtues. 2014. Disponível em: http://www.catholictradition.org/Saints/virtues.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário