sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

AS VIRTUDES CARDEAIS

Caríssimas,

Segue um breve trecho do Catecismo Ilustrado sobre as Virtudes Cardeais. Que Nossa Senhora nos conceda as graças necessárias para sermos virtuosas.

As virtudes morais são aquelas que tendem diretamente a regular os nossos costumes. Há muitas virtudes morais; as principais são: Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. Chamam-se virtudes cardeais porque são a fonte e a base de todas as outras virtudes morais.


  • Prudência

A prudência é uma virtude que nos torna atentos e acautelados para, nas diferentes circunstâncias da vida, sabermos discernir o que nos convém praticar ou omitir.


  • Justiça

A justiça é uma virtude que nos leva a dar a cada um o que lhe pertence. Serve também para regular os nossos pensamentos e sentimentos para com os outros, torna-nos humildes e desconfiados para conosco.


  • Fortaleza

A fortaleza é a virtude que nos dá ânimo para cumprir os deveres de cristãos.


  • Temperança

A temperança é uma virtude que põe freio aos desejos desordenados e nos leva a usar com moderação dos bens temporais.


Explicação da gravura

  • A prudência está representada na parte superior da gravura, à esquerda, pelo Juízo de Salomão. “Um dia apresentaram-se diante de Salomão duas mulheres pedindo-lhe que decidisse uma contenda. Disse uma: “Esta mulher e eu moramos sós na mesma casa e cada uma de nós tinha um menino. Uma noite morreu o filho desta mulher. Enquanto eu dormia, veio ela, torou o meu filho, e pôs no lugar dele o seu filho morto. Quando me levantei, dei com o menino morto, mas reparando bem vi que não era o meu”. Interrompeu-a a outra mulher dizendo: “Não é assim como tu dizes. O teu filho é que morreu, o meu está vivo”. E assim se disputavam perante o Rei. Então disse Salomão: “Trazei uma espada, e parti o menino vivo ao meio, e dai metade a uma mulher, metade a outra”. A verdadeira mãe  do menino, ouvindo estas palavras, ficou trespassada de susto, e toda cheia de angústia e amor maternal, disse a Salomão: “Ah! Senhor, por quem sois, dai-lho a ela vivo, e não o mateis”. Ao contrário, dizia a outra: “Não seja nem para mim, nem para ti, parta-se ao meio”. Salomão pronunciou então a sentença: “Não se parta o menino, mas dê-se inteiro e vivo àquela, porque essa é a sua mãe”.” (3 Rei III, 18-28)

  • A gravura, na parte superior, à direita, representa Nosso Senhor ensinando a justiça aos fariseus e aos herodianos. Tendo-lhe estes perguntado se era lícito ou não dar tributo a César, disse-lhes Jesus: “Mostrai-me a moeda do tributo. De quem é esta imagem e esta inscrição?” Disseram eles: “De César”. Então Jesus disse-lhes: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.” (Lucas 20, 22)

  • Na parte inferior esquerda, a gravura, como exemplo de fortaleza, representa a história de Judite. Vendo esta santa mulher que a cidade de Betúlia, onde vivia, estava para cair nas mãos do general assírio Holofernes, resolveu salvar a pátria ou morrer. Ornada de suas mais custosas galas, foi ao arraial dos assírios. Holofernes recebeu-a com todo o agrado, deu em honra dela um grande banquete, e tendo bebido em demasia adormeceu profundamente. Então Judite, tomando a própria espada do general, cortou-lhe a cabeça (Judite XIII, 1-10).

  • A gravura representa na parte inferior direita o Rei David, dando um grande exemplo de temperança. Um dia que guerreava David contra os filisteus que ocupavam Belém, levado pela sede, exclamou: “Quem me dera um pouco de água da cisterna que está ao pé da porta de Belém!” Imediatamente três valentes atravessaram o acampamento dos filisteus e trouxeram a David água da cisterna. Mas este não quis bebê-la e ofereceu-a ao Senhor, dizendo: “Deus me livre de beber o sangue daqueles valentes que assim expuseram a vida!”

***

Maria Sempre!

***

FONTE: Catecismo Ilustrado - Parte 67 - As Virtudes Cardeais.

____________________________________________________________________________

Sobre a obra: Publicado pela primeira vez durante o pontificado de São Pio X, o catecismo ilustrado é um clássico da catequese infantil e que também pode ser estudado por adultos que estão iniciando na fé católica. Esta obra está dividida em duas partes, uma com explicações e outros com as gravuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário