quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

AJUDANDO CRIANÇAS A PARTICIPAREM DA MISSA TRIDENTINA - PARTE 2




Esta é a segunda de uma série de duas partes sobre como ajudar as crianças a participarem da missa tradicional em latim, tornando-a frutífera para elas. Esperamos que ajude muitas famílias!

Boa leitura!

Na minha última postagem, falei de coisas que podemos fazer em casa para abrir sulcos na alma da criança afim de plantar a semente da santa missa. Hoje, destacarei coisas que podemos fazer para tornar mais frutífero para todos a participação e assistência à missa, especialmente as crianças.

O que eu realmente recomendo é que você traga sua família para uma missa solene (missa cantada). Pode parecer contra-intuitivo - tal liturgia é mais longa e complicada, e provavelmente mais tarde, quando as crianças tendem a ficar mais cansadas e irritadiças. Ainda assim, se você conseguir resolver isso de forma prática, a missa cantada é uma celebração mais completa do rito, com mais coisas para prestar atenção e ajudam as crianças a serem moldadas. Há mais atividade acontecendo no santuário - procissões, incensações, reverências e genuflexões, carregar isso e aquilo, com o canto de orações e leituras, e muita música ao longo do caminho. Quando bem feito, é uma festa para os sentidos que ajuda a manter o interesse e a estimular a curiosidade. Uma missa rezada, tão bonita para os adultos que aprenderam a arte da oração ou simplesmente encontram conforto na paz e no sossego, é muito mais difícil para os mais pequenos que, não surpreendentemente, encontram entre 35 e 55 minutos de silêncio quase total um grande balde para encher. Assim, enquanto uma missa rezada quase clama por seguir em um livro, em uma missa cantada (particularmente uma missa solene) pode-se deixar ir e apenas assistir.

Além disso, se na Igreja, capela ou paróquia que você frequenta tem um coral (infelizmente, nem sempre é esse o caso), as crianças aprenderão rapidamente cantos gregorianos mais simples, como os cenários comumente usados ​​do Kyrie , Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei, e cantos ad libitum como o Salve Regina e Adoro Te Devote. Na capela do nosso colégio, o canto do Ordinário da Missa sempre inclui a congregação, e me alegra ouvir quantas vozinhas lá embaixo se juntam ao canto. Com o tempo, essas crianças cantam um trecho de um canto enquanto brincam com blocos de lego ou fazem tortas de lama. Novamente, estamos no reino das associações imaginativas que crescem, com o tempo, em fortes laços de lealdade.

Além disso, quer você esteja assistindo a uma missa cantada ou uma missa rezada, vale a pena seu esforço para conseguir um missal infantil de fácil utilização e ensiná-la a usá-lo. Há missais decentes para crianças pequenas e, é claro, há excelentes missais para adultos (incluindo jovens adultos).

Já percebi que o missal mantêm meus filhos e os filhos de outras famílias ocupados por muito tempo na igreja, sejam eles lendo as orações (e certamente, às vezes, rezando intensamente) ou olhando as fotos, que são arte real, com todos os seus ricos detalhes e fascínio. O que eu mais gosto neste recurso é que ele concentra a mente da criança na própria liturgia - em suas orações, gestos, símbolos e mistérios - em vez de em algum outro assunto mais ou menos pertinente que vai de super-heróis à vida dos santos. Não estou dizendo que nunca se deva trazer outros tipos de livros para a igreja - longe disso - mas quando uma criança está pronta para entrar de corpo e alma no espírito da missa e permanecer lá, devemos abrir um caminho para essa transição acontecer.

Se você tem meninos, coloque-os em um grupo de coroinhas assim que eles tiverem idade suficiente. Uma das melhores maneiras de se familiarizar com a missa tradicional e ver a grande reverência com que todos os seus gestos estão imbuídos é observá-la de perto e se envolver na cerimônia. Frequentemente, também, os meninos encontram nesse grupo uma combinação saudável de disciplina, fraternidade e diversão.

Preparação para a comunhão

O próprio rito romano tradicional contém orações piedosas para  ajudar a nos preparar para a comunhão, ou seja, aquelas rezadas pelo sacerdote entre o Agnus Dei e o “Ecce, Agnus Dei”. Mas essas orações nem sempre falam diretamente às crianças e, em todo caso, cada pessoa se volta de uma forma diferente para preparar sua mente e coração para receber o Senhor.

Uma oração que tem funcionado maravilhosamente em nossa família ao longo dos anos é a "Oração antes da comunhão". Anos atrás, descobrimos que rezar no espaço silencioso antes da comunhão na Missa Tridentina, ou mesmo enquanto caminhamos para a comunhão, tinha uma habilidade única de focar nossa atenção a Nosso Senhor. Quando os filhos eram muito menores, minha esposa ou eu, inclinávamos e dizíamos a oração em voz baixa junto com nossos filhos no momento apropriado. Mais tarde, tudo o que era necessário era um lembrete, e eles mesmos poderiam rezar. Mas outra maneira de aprender é imprimir a oração em um cartão e mantê-la em um missal ou livro de orações.

Minha esposa e eu descobrimos que o momento logo após a missa, especialmente se não pudermos ficar muito tempo na igreja em ação de graças, pode ser um momento importante de oração familiar - uma forma de nos lembrar que nosso Senhor ainda está sacramentalmente presente entre nós e que devemos levar o espírito da missa para fora da igreja em nossas vidas. Um retorno de carro para casa cheia de bate-papos e brincadeiras pode não ser a melhor maneira de usar aqueles poucos minutos de transição. (Claro, se seu retorno for muito mais longo, aceite minha sugestão como pertinente apenas nos primeiros minutos). Normalmente, rezamos pedindo a misericórdia divina ou apenas nos mantemos  em silêncio por um tempo.

Se a missa a que você assiste for seguida de muita confraternização, passe alguns minutos agradecendo na igreja e depois aproveite este momento. Isso também é extremamente saudável e bem-vindo - as crianças que brincam alegremente ou conversam com seus amigos após a missa estão, de forma indireta, fortalecendo seu vínculo de longo prazo à missa e à igreja.

***
Maria Sempre!
***

FONTE: ONE PETER FIVE.COM. 2014. Helping Children Enter into the Traditional Latin Mass – Part 2. Disponível em: https://onepeterfive.com/helping-children-enter-into-the-traditional-latin-mass-part-2/

A primeira parte está disponível aqui:


Tradução e adaptação de: Bárbara de Carvalho Guedes Marques - membro da SSVM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário