sábado, 16 de janeiro de 2021

AJUDANDO CRIANÇAS A PARTICIPAREM DA MISSA TRIDENTINA - PARTE 1




Esta é a primeira de uma série de duas partes sobre como ajudar as crianças a participarem da missa tradicional em latim, tornando-a frutífera para elas. A segunda parte será publicada em breve.

Boa leitura!

Muitos pais estão preocupados porque, se comparecerem exclusivamente à missa tradicional em latim, seus filhos não saberão o que fazer consigo mesmos durante a missa e ficarão tão entediados que odiarão ir, ou pelo menos não sairão dela com os bens espirituais que eles precisam. E, no entanto, todas as crianças-santas que conhecemos cresceram no ambiente da missa tradicional, não houve outra durante quase toda a história da Igreja Ocidental. Nos perguntamos: como as pequenas Theresas ou Padre Pios do mundo se sentiram tão atraídos pela Missa? Havia algo diferente naquela época? As crianças foram melhor catequizadas? Os pais estavam mais atentos?

A sociedade em geral tendia a ser muito mais formal, educada e respeitosa. Todos sabiam ficar quietos e calados por longos períodos de tempo, sem procurar se divertir ou agradar. Essa atitude de autocontrole foi transmitida aos frequentadores da igreja e às crianças. Pode-se realmente contar com a maioria das pessoas vestindo roupas desconfortáveis ​​e extravagantes, andando em uma carruagem acidentada para a igreja e sentadas lá no frio congelante para uma missa de duas horas - o tipo de coisa que acontece todo inverno na Europa e na América. Os confortos, conveniências e distrações de nossa época tornaram tudo mais difícil para nós e para nossos filhos.

O que também ajudou foi a Igreja antes do Concílio ser mais ajustada. Ela teve uma liturgia celebrada em todo o mundo, uma doutrina ensinada em todos os lugares e um código moral inculcado rigorosamente. Sempre que a unidade e a certeza da Igreja Católica são fortes e claras, os fiéis - incluindo crianças, jovens e adultos - podem responder com um consentimento intuitivo e confiante. Onde há ambiguidade, ou dúvida, a resposta evocada torna-se progressivamente mais fraca, e isso, inconscientemente. Os santos do passado cresceram em uma Igreja que era segura de si mesma, de sua fé e de seu culto. Vivemos tempos mais difíceis, em que os pais precisam se tornar, em certo sentido, os fiadores de uma fé da qual os pastores às vezes se envergonham. Esta não é uma tarefa fácil.

Por último, mas não menos importante, as igrejas católicas costumavam ser construídas de uma maneira grandiosa e magnífica, com belas imagens e símbolos em todos os lugares - tanto para as crianças se maravilharem e aprenderem. Felizmente, há um número considerável de igrejas tão bonitas -chamamos de estilo europeu - em nosso país. Se acontecer de você poder assistir à missa regularmente em uma dessas igrejas, agradeça ao Senhor por isso. O prédio da igreja e seus móveis nobres já estão fazendo alguns dos trabalhos de catequese para você, como deveriam. Você pode ficar surpreso, senão horrorizado, ao saber quantos católicos por aí têm que assistir à missa em estruturas esteticamente esquecidas por Deus que tornam a oração e o contato com a beleza de Deus muito mais difíceis, especialmente para as crianças.

Mas a missa tradicional, em si mesma, é mais forte do que todas as nossas dificuldades e dilemas. Tem a incrível força de algo antigo, profundamente enraizado, cheio de vida inextinguível e perenemente fresco, pronto para formar nossas mentes e corações, se apenas pudermos nos aproximar o suficiente dela.

Preparação em casa

Mesmo que fatores culturais, sociais ou artísticos facilitem - e, em situações afortunadas, às vezes ainda facilitam - o trabalho dos pais, como mencionei acima, acho que é justo dizer que sempre será um desafio iniciar as crianças na riqueza e complexidade do culto católico tradicional. Nunca pode ser dado como certo, em qualquer época, que a próxima geração será iniciada liturgicamente, como se fosse um processo automático.

É um desafio que vale a pena abraçar, porque a Forma Extraordinária da Missa é o ponto de contato de seus filhos com a maior, mais longa e mais profunda tradição religiosa do mundo inteiro. Como cumprimento da Antiga Aliança, o Sacrifício da Nova Aliança substitui a adoração judaica e, portanto, incorpora de maneira mais completa tudo o que Deus deu a Israel. A missa é um ato de sacrifício que, como nos lembra o Cânon Romano, remonta aos sacrifícios prefigurantes de Abel, Abraão e Melquisedeque. Dentro da própria tradição cristã, o Rito da Igreja de Roma está entre os mais antigos. Sua única anáfora histórica, o Cânon Romano, é mais antigo do que a Divina Liturgia Bizantina de São João Crisóstomo. Dentro da tradição ocidental, não há expressão mais elevada dos mistérios divinos, não há mais acesso nutritivo a eles. O trabalho árduo necessário para entrar nesta liturgia é recompensado mil vezes nas intuições e consolos nunca esgotados que ela oferece. Por esta razão, a obra de ensinar outra pessoa a entrar nela é uma genuína obra espiritual de misericórdia.

Tudo isso pressupõe a importância de entrar na liturgia. Como Dom Guéranger e o movimento litúrgico original enfatizaram, precisamos conhecer e amar a oração da Santa Madre Igreja, e isso requer um esforço para conhecê-la bem.

Existem, em minha opinião, dois aspectos distintos para melhorar o controle de uma criança sobre a missa e o controle da missa sobre a criança: preparação remota (isto é, o que fazemos em casa) e ajudas imediatas (o que fazemos na igreja). Hoje vou abordar o primeiro e, na parte 2, o último.

A preparação remota inclui qualquer coisa que os pais façam em casa para preencher a imaginação dos filhos com símbolos católicos, santos, histórias e associações, qualquer coisa que façam para formar a mente com doutrina e para formar o coração com oração. Sou um defensor inflexível do ideal de John Sênior de ler em voz alta, cantar, costurar, desenhar, construir navios ou aviões e, em geral, qualquer coisa profundamente humana, prática e de baixa tecnologia. Essas coisas cultivam e fertilizam o solo da alma, para que a semente da liturgia possa ser plantada e dar frutos. As crianças que estão imersas em bons livros e desenvolvem o hábito de aproveitar o mundo da imaginação não apenas estarão mais bem preparadas para os estudos escolares, mas, mais importante, acharão a liturgia mais fácil de entrar.

A igreja doméstica em casa tem que ser forte. A cultura familiar deve ser deliberadamente relacionada de alguma forma com a liturgia. Para o benefício das crianças mais velhas, eu recomendaria ouvir ocasionalmente com toda a família uma palestra do Arcebispo Fulton Sheen. Existem tantas disponíveis. O significado da missa é uma das minhas favoritas.

Para as famílias que estudam em casa, é fundamental que haja algum estudo do latim, mesmo que seja tão simples como estudar as orações do Ordinário da Missa, para que se crie um hábito para pensar e falar sobre o que estão dizendo. Eu descobri que a missa tradicional reza perfeitamente por (ou sobre) tudo que precisamos orar, e a faz da maneira mais bela, humilde e adequada. É a escola suprema de oração. Não estou dizendo que as pessoas precisam se tornar especialistas em latim para apreciar o rito tradicional, mas sim que um pouco de exposição e conforto com esta língua trará grandes dividendos quando se trata de rezar na missa sem missal, seguir o missal, servir no altar, ou algum dia cantando em um coro.

Para capitalizar o amor natural que as crianças têm pelo canto e para fomentar um instinto de sacralidade, é tão importante cantar canções católicas em casa, especialmente cantos gregorianos mais simples. O conhecido Salve Regina funciona especialmente bem, mas pode-se incluir o "Ave Maria", "Salve Mater", "Adoro Te Devote", "Ave Verum Corpus" e "Veni Creator Spiritus". Não se preocupe se apenas uma pessoa da família puder cantar bem; isso é o suficiente para iniciar uma tradição de canto diário, e as pessoas ficam melhores com o tempo.

Além de cantar, ou ao invés disso, se você tiver receio em cantar, certifique-se de ter boas gravações de músicas sacras, polifonias e hinos tradicionais.

Em qualquer caso, tocar essas gravações aos domingos ajuda a acentuar o caráter especial do Dia do Senhor e, mais uma vez, reforça e expande as associações imaginativas que os católicos deveriam ter como parte de sua herança e o melhor de tudo, fornece um fluxo de belas músicas e letras que as crianças memorizam e reproduzem espontaneamente se ouvirem com bastante frequência.

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Maria Sempre!
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FONTE: ONE PETER FIVE.COM. 2014. Helping Children Enter into the Traditional Latin Mass – Part 1. Disponível em: https://onepeterfive.com/helping-children-enter-into-the-traditional-latin-mass-part-1/

A segunda parte está disponível aqui:


Tradução e adaptação de: Bárbara de Carvalho Guedes Marques - membro da SSVM.

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