quarta-feira, 17 de julho de 2019

COMO CONSERVAR AS VIRTUDES



Toda virtude é preciosa perante Deus e perante os homens. Mas a virtude rainha, a virtude angélica, é a santa pureza, tesouro inestimável, que torna o homem semelhante aos anjos, embora vivendo ainda na terra.

Com efeito, na ressurreição, nem eles se casam e nem elas se dão em casamento, mas são todos como os anjos no céu [Mt 22, 30].

Essa virtude é como o centro ao redor do qual se congregam e se conservam todos os bens e, se por desgraça, viermos a perdê-la, todas as outras virtudes também se corromperão. Com ela me vieram todos os bens, de suas mãos, riqueza incalculável [Sb 7,11].

Mas, essa virtude que tanto agrada Jesus e Maria, é muito atacada pelo inimigo, que costuma usar de vários meios para a manchar e a destruir. Por esse motivo, indico algumas normas e armas espirituais, com as quais com certeza você alcançará a graça de a preservar e repelir o Tentador.

A arma principal é o pudor. A pureza é um diamante de grande valor; se alguém expõe um tesouro perante a vista de ladrões, corre grande perigo de ser assaltado. 

São Gregório Magno declara que se alguém carrega em público uma riqueza, é sinal de que deseja ser roubado. Junto com o pudor, é preciso frequentemente se confessar com extrema sinceridade, comungar sempre e evitar pessoas que com atos ou palavras, demonstrem não apreciar a virtude da pureza. Recorde o aviso do Senhor, de que algumas tentações, somente com jejuns e orações podem ser vencidas. Jejum significa mortificações dos sentidos: refrear os olhares, a gula, fugir do ócio e consentir ao corpo somente o descanso estritamente necessário. Jesus Cristo recomenda a oração persistente, fervorosa e cheia de fé, até que a tentação se afaste. As jaculatórias também são armas formidáveis, podemos dizer: Meu Jesus tem misericórdia de mim! Maria, concebida sem pecado, rogai por mim que recorro a vós! Maria, auxílio dos cristãos, rogai por mim! Doce Coração de Maria, sede a minha salvação! É também muito eficaz beijar o crucifixo, alguma medalha benta ou o escapulário de Nossa Senhora. Finalmente, podemos recorrer a uma arma invencível, a presença de Deus, que tudo observa. Será que teremos a ousadia de ofendê-lo diante de sua presença? O patriarca José, quando era ainda escravo no Egito, sendo tentado a cometer um ato abominável, respondeu: "Como poderia eu realizar um tão grande mal e pecar contra Deus?". [Gn 39,9] Também, você amigo deve dizer: "Como poderei deixar-me induzir a cometer este pecado na presença de Deus, meu Criador e Salvador, este que pode precipitar-me no inferno?". Creio ser impossível se deixar vencer pelas tentações, sempre que pensar na presença de Deus.

***
Maria Sempre!
***
FONTE: BOSCO, São João. O cristão bem formado. Ecclesiae, 2004. Pg. 17.
_________________________________________________________________________________
Sobre a obra: São João Bosco, neste pequeno livro, ensina-nos que são dois os principais artifícios do maligno para afastar as almas de Deus: o primeiro é fazer crer que, para servir Deus, é preciso levar uma vida melancólica, longe de todo divertimento e prazer. Porém, o santo indica-nos um caminho que leva a uma vida onde o cristão se torna feliz e lhe são concedidos os verdadeiros divertimentos e encantos, de tal forma que possa dizer como Davi: "Servi ao Senhor com alegria" (Sl 100,2). O outro engano sugerido pelo espírito pernicioso é a esperança de uma vida longa, junto com a idéia de se converter na velhice ou apenas na hora da morte, para melhor 'aproveitar' a vida. Mas São João Bosco questiona: "Quem pode nos assegurar que um dia chegaremos a ser velhos?". Além disso, "a estrada que o homem escolher na juventude provavelmente será a mesma até a morte.Isso significa que se começar a viver bem na mocidade, decisivamente viverá nesse caminho e terá uma boa morte, que será o princípio da felicidade eterna. Pelo contrário, se desde o começo deixar-se dominar pelos vícios, possivelmente continuará assim em todas as etapas da vida e encontrará a eterna infelicidade". E para que tal desgraça não aconteça, ele propõe uma breve e fácil norma de vida, que é suficiente para se tornar consolo para os familiares, patriota honrado, bom cidadão na Terra e, mais tarde, bem-aventurado habitante do Céu. Trata-se portanto, de um livro que ajuda a adquirir uma boa formação de maneira prática, de modo a preparar o cristão para os desafios do dia-a-dia.
Editora Ecclesiae 

2 comentários:

  1. Em meio a uma internet com trabalhos, os quais não negamos a boa intenção, porém muitas vezes sem fontes devidamente indicadas, parabenizo as autoras por sempre se preocuparem em informarem a origem dos artigos. MS!

    ResponderExcluir